Como registrar um dominio

Domínio de internet é um conjunto de caracteres por meio do qual as pessoas podem localizar o seu site através da internet, como explicado no post anterior.

O domínio representa a identidade virtual do seu site e, por conta disso, precisa ser registrado. Podemos comparar o domínio de um site com o endereço de nossa casa, já que para recebermos visitas essas pessoas precisam saber previamente qual é o nosso endereço para nos localizar.

Registrar um domínio não é uma tarefa difícil, mas é o primeiro passo para ter a sua presença na internet. Isso significa que registrar um domínio é uma etapa primordial para criar o seu website.

Para registrar um domínio você deverá primeiramente seguir as instruções logo abaixo:

1. Escolha como vai registrar o seu domínio

Todos os domínios da internet que usam br. são registrados e mantidos através da entidade reguladora de domínios registro.br. Isso significa que independente de você comprar diretamente pelo registro.br ou por intermédio de uma hospedagem de site, o seu domínio tem o registro efetuado pela registro.br.

1.1 Registrar domínio de site através do registro.br

registro br

Através do site registro.br você pode registrar o seu domínio diretamente de modo fácil e rápido.

  • Vantagens: As vantagens de registrar diretamente pela entidade reguladora de domínios é que você pode sentir maior segurança acerca de sua titularidade sob o domínio, uma vez que você mesmo preencherá as informações de quem é o titular do domínio através do CPF ou CNPJ.
  • Desvantagens: O lado negativo realizar o registro de domínio sozinho é que sai um pouco mais caro do que através de uma empresa de serviço de hospedagem, uma vez que essas muitas vezes oferecem gratuidade para plano anual e outros descontos.

1.2 Registrar domínio de site através do HostGator

hostygator5

A maioria das empresas que oferecem serviços de hospedagem de sites, como GoDaddy, HostGator, Uol Host, etc, também oferecem o serviço de registro de domínio.

  • Vantagem: A vantagem de registrar o domínio através de um serviço de hospedagem é que geralmente oferecem 1 ano de domínio gratuito, oferecem descontos nos pagamentos dos domínios, além de se encarregarem de gerenciar todos os seus domínios.
  • Desvantagem: A desvantagem é que há alguns casos de empresas de hospedagens de sites menos reconhecidas, nenhuma das mencionadas aqui, registraram os domínios de seus clientes em seus próprios nomes. Isso é algo que não deve acontecer em hipótese alguma, já que a titularidade do domínio pertence ao CNPJ ou CPF cadastrado, e não por quem meramente efetuou a compra.

2. Verifique a disponibilidade do domínio

hostgator

Independente de você escolher como vai registrar o seu site, em ambos os casos você deverá checar a disponibilidade do domínio que você tem em mente na web.

Isso é simples, basta escrever na ferramenta de pesquisa e clicar em “pesquisar”. Em seguida, aparecerá a disponibilidade ou não do domínio digitado. Se a resposta for positiva, você poderá registrar o domínio imediatamente.

Em nosso caso, por exemplo, nós pesquisamos: “eu adoro sorvete”. Logo em seguida, apareceu uma mensagem de que o domínio estava disponível para ser registrado.

A indisponibilidade de registrar o domínio significa apenas que outra pessoa já é titular do domínio. Quando isso acontece, você tem a opção de escolher domínios com variações semelhantes ou domínios com terminações diferentes.

Por exemplo, como o domínio do nosso site já está registrado com o fim br, você encontraria outras variações com terminações diferentes, como “inf.br”, “blog.br”, “agr.br”, etc.

hostygator2

3. Escolha o plano de hospedagem que desejahostx

Nessa etapa, após verificar a disponibilidade do domínio, você terá a opção de escolher algum dos serviços de hospedagem da empresa em que está intermediando o registro do domínio.

Você poderá escolher entre todos os planos de hospedagem oferecidos para criar o seu website. O que é bastante vantajoso, uma vez que todo domínio precisa ser hospedado, e você poderá gerir o seu serviço de hospedagem e de domínio através de uma única plataforma.

Vale lembrar que para o seu site estar acessível na internet é necessário a hospedagem do seu domínio. A hospedagem de site é fundamental para que o seu site fique visível aos outros, assim como a estrutura de uma casa é necessária para que as pessoas possam entrar e te visitar.

4. Preencha as suas informações e escolha a forma de pagamento

hostgator last

Nessa última etapa você precisa apenas ter as suas informações pessoais em mãos para que possa ser finalizado o registro do domínio e, caso você tenha escolhido, o serviço de hospedagem também.

Esses dados cadastrais como nome, sobrenome, CPF e/ou Empresa e CNPJ, vão estar vinculados a titularidade do domínio comprado. Portanto, preencha com atenção e cuidado para não errar ou se confundir.

Os métodos de pagamento geralmente são através de boleto, cartão de crédito ou carteira virtual. Escolha uma dessas formas para realizar o pagamento do serviço de registro do domínio e, se for o caso, o plano de hospedagem.

Após tudo isso, você terá o seu domínio registrado e pronto para que você comece o seu site!

Login/Register access is temporary disabled