Opções de serviço de hospedagem

opcoes-de-servico-de-hospedagem

Normalmente quando criamos um site ou um blog nós procuramos um servidor de hospedagem, mas existem outras opções disponíveis além dessa. Listamos as opções mais comuns de hospedagem que você encontrará.

Servidor Dedicado

Quando você adquire um servidor de hospedagem você obtém um computador exclusivo, no qual você não terá que dividir os recursos e capacidade do servidor com os outros clientes, o que acontece no servidor compartilhado.
As vantagens de ter um servidor dedicado é que ele é rápido e estável, além de proporcionar maior liberdade quando se trata da escolha do sistema operacional, software e aplicativos.

A desvantagem de ter um servidor dedicado é que o serviço tem custo alto, fazendo com o que o cliente pague muito dinheiro para um espaço relativamente pequeno, além de requerer um conhecimento específico para que possa gerenciar o servidor.

Por sua vez, a hospedagem é um serviço muito mais barato do que o servidor dedicado e mais fácil de ser manuseado.

Clique aqui para ler mais sobre servidor dedicado.

Servidor VPS

A sigla VPS significa “Virtual Private Server”, ou, em português, Servidor Virtual Privado. O VPS funciona de uma forma semelhante ao Servidor Dedicado, mas se diferencia porque o servidor VPS opera em um ambiente compartilhado.

A vantagem dos servidores VPS é que eles são customizáveis, permitindo que você escolha a quantidade de RAM e instalação de aplicativos avançados e serviços adicionais. Além disso, você também tem um armazenamento definitivo, o que garante que você utilize como depósito para guardar grande quantidade de arquivos . Além de o custo ser mais baixo do que o do servidor dedicado.

A desvantagem do VPS é que requer um conhecimento para que possa fazer o gerenciamento, e apesar de ser mais barato do que o servidor dedicado, ainda é muito mais caro do que o serviço de hospedagem compartilhada.

Leia mais sobre Servidor VPS aqui.

Servidor Privado

Alguns indivíduos e empresas têm seu próprio servidor completamente separado, localizando em sua própria casa ou na empresa. Essa opção exige um grande grau de conhecimento de hospedagem e você terá que gerenciar tudo sozinho. Você deverá instalar firewalls e outros softwares de segurança. Além disso, você deve ter uma conexão rápida e estável de internet.

Não esqueça que o servidor gera uma grande quantidade de calor e por isso deve ser esfriado para continuar funcionando sem problemas. Se você fizer tudo corretamente, o servidor privado é uma alternativa relativamente boa, uma vez que você deve ficar atento que a menor falha de energia ou de conexão com a internet vai fazer com os visitantes não sejam capazes de acessar o seu site.

Serviços de Blog

Há também a opção de utilizar os serviços de blogs como o WordPress ou Blogger.com. Os serviços desses sites são completamente gratuitos e funcionam bem para quem tenha blogs menos avançados e sites simples.

A desvantagem é que você tem menos liberdade de personalizar seu site da maneira que você deseja. Talvez você também não tenha acessa a algumas extensões e outras funções importantes para seu site. Essa opção pode não ser a melhor caso você tenha vários sites.

Login/Register access is temporary disabled