O que é hospedagem de sites?

hospedagem-de-sites

Caso você esteja interessado em criar seu próprio website para que possa ser acessado por diversas pessoas, você precisará contratar um serviço de hospedagem de site. Mas, afinal, o que significa hospedagem de site?

Embora à primeira vista o termo “hospedagem de site” pareça complicado para iniciantes, a operação de hospedagem de sites é bastante simples de entender. O que por consequência amplia a perspectiva do cliente para encontrar a melhor hospedagem de sites.

Afinal, o que é hospedagem de sites?

A hospedagem de site é um serviço prestado por uma companhia através de seu servidor com o objetivo de armazenar e disponibilizar o seu site na rede de internet. O serviço de hospedagem permite que o seu site seja publicado on-line e possa ser visitado por qualquer pessoa que digite o seu URL no navegador.

Definição de “servidores”

Toda companhia que presta serviço de hospedagem possuem os chamados  “servidores”. Os servidores são computadores, assim como os que nós conhecemos, mas que se distinguem por terem características específicas para o armazenamento de informações de site para que se torne acessível através da internet.

Como é realizada a hospedagem de sites?

Esse processo da hospedagem de site requer conhecimento específico em linguagem de programação, como, por exemplo, o HTML. Também é necessário entender como associar um domínio ao servidor que é feito através de um programa FTP. A partir desse software é que se torna possível estabelecer uma conexão para transferir todos os arquivos diretamente do seu computador para o servidor de hospedagem.

Como escolher uma hospedagem de sites?

o-que-e-hospedagem-de-sites-12

  • Analise os recursos incluídos no plano de hospedagem.

Se você visitar um site que ofereça serviço de hospedagem de site, vai perceber que geralmente são oferecidos três tipos de planos distintos. Os planos variam de acordo com limites de site, recursos oferecidos e serviços adicionais.

  • Estabeleça quais são as suas necessidades de acordo com o seu projeto.

Você deve escolher o plano de hospedagem analisando quais são suas necessidades. Pessoas que pretendem apenas experimentar como é ter o seu próprio site, devem contratar os planos mais simples, enquanto quem deseja um hospedar um site de negócios e com alto tráfego deve optar pelos planos mais específicos.

  • Verifique qual o preço é mais acessível ao seu bolso. 

Hoje em dia, há diversas empresas que prestam o serviço de hospedagem de site na internet. Os preços para hospedagem de site variam de acordo com o que estiver incluído no plano de hospedagem. Entretanto, de modo geral, os preços são bastante acessíveis para quem quiser hospedar seu primeiro site.

Nós fizemos um artigo explicando detalhadamente como escolher o seu plano de hospedagem de sites. Clique aqui se você se interessa em ler mais sobre isso.

Há hospedagem de site grátis?

Sim, você também pode encontrar empresas que oferecem o serviço de hospedagem de site gratuitamente. O lado negativo da hospedagem de site grátis é que o seu site ficará cheio de anúncios vinculados à própria empresa, o que polui visualmente o seu site e, obviamente, gera dinheiro apenas para eles.

Recursos da hospedagem de sites

o-que-e-hospedagem-de-sites

1. A importância do Painel de Controle

Através do Painel de Controle você pode gerenciar o seu site diretamente pelo seu navegador. Em outras palavras, a administração dos artigos, comentários, interface, plug-ins, e demais configurações ficam disponíveis por meio do Painel de Controle.

Além disso, os servidores de hospedagem de site oferecem recursos para que você possa utilizar em seu site. Esses recursos ficam disponíveis no próprio Painel de Controle fornecido pela empresa de hospedagem de sites.

De modo geral, você deve prestar atenção à duas características do Painel de Controle:

  •  Acessibilidade: você deve analisar a acessibilidade do painel de controle, uma vez que você vai gerenciar o seu site através dele.  Painéis de controles difíceis de controlar podem se tornar uma dor de cabeça em longo prazo.
  • Limitações dos Recursos: Preferencialmente, procure serviços de hospedagem de sites que forneçam recursos ilimitados ou com poucas limitações. Muitas pessoas acabam trocando de serviço de hospedagem por conta de limitações impostas a determinados recursos após precisarem tê-lo. Leia atentamente o plano de hospedagem.

 

o que é hospedagem de sites

2. Verifique os recursos incluídos na hospedagem de sites

Você pode encontrar os recursos oferecidos pela empresa de hospedagem de site através do que estiver incluído em seu plano. Esses recursos ficaram disponíveis para você durante todo o seu plano de serviço de hospedagem e, por conta disso, devem ser analisados cuidadosamente.

Alguns recursos normalmente oferecidos pelas empresas de hospedagem de site são:

  • Armazenamento de dados: Esse recurso tem o nome auto sugestivo, e nada mais é do que a capacidade de dados que o seu site suporta receber. Assim como o nosso computador têm um limite de disco para suportar nossos arquivos, há também um limite de arquivos que o seu site pode utilizar do servidor.
  • Largura de banda: Esse termo se refere à capacidade de transmissão de dados a uma rede. Ou seja, a largura da banda determinará a rapidez do carregamento do seu site para os outros usuários. As maiorias das empresas oferecem uma largura de banda ilimitada, entretanto há certos limites quando há a quantidade de acesso simultâneo é extremamente alta.
  • Construtor de site: Esse recurso permite que você crie o seu site de forma simples e fácil.  É especialmente importante para quem não têm conhecimento técnico sobre como criar um site. Essa ferramenta online permite que o seu site seja criado e editado de forma rápida e com aparência profissional.
  • Email: A maioria das empresas de hospedagem fornece a criação de um e-mail personalizado gratuitamente. Isso significa que você poderá criar um e-mail personalizado vinculado ao seu domínio. Por exemplo, se seu site se chama “www.hospedandomeusite.com.br”, o seu e-mail vinculado ao seu domínio será  “hospedandomeusite@email.com.br”
  • Certificado SSL:  O SLL (secure sockets layer) é uma tecnologia de segurança que é utilizada para que estabelecer uma ligação encriptada entre um navegador e servidor da internet. Isso garante que todos os dados enviados do seu computador ao seu site vão estar devidamente seguros e privados.
  • Estatísticas de visitação: Essa ferramenta permite que você analise a quantidade de visitas recebidas em seu site. Além disso, você poderá observar a origem do seu tráfego e a localização geográfica. Esse recurso é essencial para gerenciar o crescimento do site e, assim, fazer ajustes aumentar as visitas.
Login/Register access is temporary disabled